12.29.2008

Todo os Nomes na Internet


O Usernamecheck.com é mais um dos serviços aparentemente básicos mas que podem ser bastante úteis para utilizadores Web que apostem numa visão mais global.
O site permite pesquisar em dezenas de serviços onde é utilizado um determinado nome de utilizador. De forma rápida e grátis.
Se tem um nome de utilizador especial, pelo qual é conhecido no ciberespaço, não deixe de verificar este serviço. Pode ver onde o seu nome de utilizador já foi tomado e registar-se nos sites onde este ainda está disponível para que não sofra o embaraço de ter outra pessoa com a sua “personalidade” digital.  in Sapo

12.27.2008

Spiralya Intro

Vídeo produzido em After Effects CS3, a partir de uma foto alterada, aplicando-lhe alguns efeitos em teste e adicionando-lhe uma banda sonora composta por mim, denominada de "Radio Trembling Squeeks".

Trilha sonora produzida em Cakewalk - Project 5.
Primeiras experiências em After Effects.

Pena a definição dos videos importados para o Youtube não manterem sempre a mesma qualidade do ficheiro original.

12.23.2008

Click ! Um Dog Pop Star

Print

Trabalho composto em Illustrator CS3.

Feito a partir de uma foto do cachorro de minha sobrinha.

Poderá ser o estímulo necessário para desenvolver outros projectos relacionados aos animais de estimação e seus donos.

Há sempre quem goste deste tipo de mimos…senão …fica mais um para o meu portfolio.

Não se perde nada e deu-me um prazer imenso fazer isto para a familia…

12.20.2008

Faça o seu vídeo

Fazer um vídeo pode ser uma boa alternativa para aqueles que ainda não sabem o que oferecer para complementar uma prenda para um amigo ou familiar. Se ainda tiver tempo (e paciência) junte umas fotografias engraçadas, uma música animada e uma gravação em vídeo de uma mensagem sua e junte tudo num CD.
Para fazer a edição do vídeo temos algumas sugestões para si que vão além do tradicional MovieMaker ou do iMovie.

 
Jahshaka
Pode optar por ferramentas gratuitas existentes online como, por exemplo, o Jahshaka, uma aplicação opensource e multiplataforma para edição de vídeo. Esta é uma ferramenta bastante completa que usa OpenGL e OpenML com diversas características, incluindo 3D, que dão diversas funcionalidades bastante úteis para quem quer editar um vídeo.


Jahshaka
O programa inclui vários módulos de processamento de imagens e, actualmente, está disponível para vários sistemas operativos, incluindo Mac OS X, Irix e Windows.

 
Video Workshop
Esta é uma boa alternativa a todos os utilizadores amadores. O Video Workshop inclui vários módulos de edição e conversão e é bastante intuitivo, o que facilita o trabalho a todos aqueles que ainda estão a aprender a manusear este tipo de programas.


Video Workshop
A aplicação converte formatos como AVI, MPEG, WMV, ASF, RM, MOV ou QT e ainda permite cortar ou adicionar cenas ao vídeo, comprimir os arquivos de áudio para formato MP3, entre outras tarefas.
Compatível com Windows 98, ME, 2000, NT, XP e Vista, esta aplicação é gratuita tem um tamanho de 11.571 Kbs e está disponível para descarga sob licença shareware.


CombiMovie
É outra alternativa aos editores tradicionais. O CombiMovie é uma ferramenta através da qual pode juntar de forma rápida e eficaz dois ou mais arquivos de vídeo, em formato MPEG. Para isso, a única coisa que tem de fazer é seleccionar os ficheiros e depois deixar o trabalho por conta da aplicação.

 
CombiMovie
O programa irá juntar num único arquivo todas as sequências que indicar e, se fizer duplo click sobre o nome de um vídeo, o programa ainda lhe permite realizar uma visualização prévia do mesmo.
O único detalhe menos positivo nesta aplicação passa pela única compatibilidade a XP e pela falta de capacidade de suporte a ficheiros com demasiado peso. Um dos conselhos da equipa de produção desta ferramenta passa pela não utilização de arquivos com mais de oito megas pois existe a possibilidade de bloquear a aplicação…

Axogon Mutator
Esta ferramenta permite que crie fundos diferentes para as suas produções. Traz consigo um conjunto de opções que garantem a aplicação de efeitos coloridos que se podem colocar nas sequências dos vídeos e beneficia por ser fácil de utilizar.


Axogon Mutator
A compatibilidade desta ferramenta vai mais além das anteriores já que é compatível com Windows 95, 98, ME, NT, XP e Vista e permite exportar filmes para formatos AVI e QuickTime. Está disponível em versão gratuita para testes mas também pode ser adquirida por 24 dólares.

Mpeg Splitter
O Mpeg Splitter é uma ferramenta com múltiplas funções que permite juntar, cortar e editar os seus vídeos de uma maneira rápida e fácil.
Mpeg Splitter
Quantas vezes não deu por si a ver um vídeo que, no seu entender, é perfeito mas tem algumas imagens que poderiam simplesmente "saltar fora"? é neste tipo de situações que precisamos de uma aplicação que nos ajude a cortar o vídeo. O Mpeg Splitter é uma aplicação dedicada exclusivamente a cortar vídeos em formato MPEG, sem distorcer ou reduzir a sua resolução.
Esta plataforma é compatível com Windows 98, Me, NT, 2000, XP, 2003 e Vista, está disponível sob licença shareware e tem um tamanho de 428kbs.
Estas são algumas sugestões que o TeK tem para si. Existem ainda outras plataformas de interesse como o Avidemux. Uma ferramenta gratuita para edições simples, como corte, filtragem ou codificação, o Cinelerra, ferramenta para Linux para utilizações profissionais de alta-qualidade em captura, composição e edição ou o Kino, para edição de vídeos em formato digital.

Zen Garden

Print

Ilustração para o meu Portfolio.

Elemento humano modelado em Poser 7, com renderização sketch  “custom”.

Tratamento de pintura posterior ( a partir da imagem obtida) ,em Corel Painter X.

Composição Final em Illustrator CS3.

 

Zen Garden Glossary:

Sabi - An aesthetic term with many definitions, but generally referring to the conditions of aging, both visual (patina, the accidents of time) and psychological (loneliness, serenity).

Mitate - Literally "a new point of view." Often used to describe something that surprises a viewer, sometimes a visual metaphor or allusion, or something that is not exactly what it seems.

Concerto de Natal

Print

 

Cartaz produzido para evento na Escola Secundária de Camões.

A pedido da professora responsável pelo BE-CRE da escola, produzi este trabalho de raíz.

Isto é, em Bryce 5 modelei o fundo espelhado e as bolas de Natal.

Depois em Illustrator CS3, adicionei elementos de texto ( com a informação do evento), e alguns grafismos adicionais a fim de compor o resto do cartaz.

A frase : “O Natal é a Tua Festa”, é de minha autoria.

Código Tríade

Template Vargas

Banner reabilitado em Illustrator CS3 , a partir de uma pintura feita há muitos anos, anotada em um dos meus cadernos pessoais que tranportava nessa altura.

Utilizei alguns dos grafismos que utilizava , muito étnicos, caligráficos e simbolistas.Estava nas Caldas da Rainha (1989), a tirar o meu curso de Olaria de Roda.

Venho anos mais tarde a utilizar essa pintura vectorizando-a no Illustrator CS3,aplicando-lhe alguns efeitos e elementos gráficos adicionais, a fim de compor um banner que utilizarei , quiçá ,em tempos mais vindouros…

12.11.2008

IV Concurso Literário Camões

Clique na imagem para ver em pormenor

 

Cartaz produzido para anunciar o IV Concurso Literário da Escola Secundária de Camões.

A pedido da Drª Teresa Saborida foi incluida uma imagem de um trabalho gráfico de uma aluna da escola e efectuado um espectro cromático na gama de cores do cartaz do ano anterior.

Produzido em Illustrator CS3, pretendo incluir este Trabalho no meu portfólio.

12.09.2008

Investigadores portugueses levam Internet ao fim do mundo

Coimbra recebe hoje e amanhã um encontro onde serão apresentadas conclusões e mostradas as virtudes do projecto N4C, uma iniciativa europeia que tem trabalhado num sistema de acesso à Internet que possa servir as necessidades das zonas mais pobres e remotas do mundo. A tecnologia na base é a DTN (Delay and Disruption Tolerant Networking).
Entre os membros deste projecto de investigação em consórcio estão a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes. As instituições têm trabalhado num sistema que permite a um utilizador usar um PC para escrever as suas mensagens ou informações e garantir a passagem automática desses conteúdos para um aparelho. Este aparelho guarda a informação até encontrar um ponto de acesso à Internet onde possa transmiti-la.
Em contacto com o ponto de acesso à Internet o dispositivo também pode receber informações, que descarrega no computador original quando volta ao ponto de partida da comunicação.
Este equipamento é alojado num local que se desloque com frequência e que pode ser um helicóptero, um autocarro, uma camioneta de transporte de mercadorias ou mesmo ou animal.
No encontro que se realiza hoje a amanhã estão políticos, empresários e ONGs a quem os responsáveis do projecto vão tentar mostrar o potencial do sistema para dar Internet a locais pobres e remotos, nomeadamente África.
O piloto que permitiu apurar os primeiros resultados da utilização no terreno do sistema realizou-se na Lapónia, com uma tribo nómada. in Sapo

12.07.2008

BlindMen Kingdom

Clica na imagem para ver em detalhe

Blind People may see more tthan you - In Scripture blindness is a term frequently used to denote ignorance or a want of spiritual discernment . . . a lack of understanding resulting from unbelief.

 

Ilustração composta em Illustrator CS3. Busto modelado em Poser 7 e renderizado em sketch view.      Destina-se a integrar o meu portfolio.

12.01.2008

1 (de 365 dias) de Dezembro

 

Portugueses continuam mal informados sobre o virus HIV/Sida

Hoje às 10:46

Apesar de todas as campanhas, a sociedade portuguesa continua mal informada sobre a HIV/Sida. A conclusão é de um estudo da Universidade Católica divulgado, este domingo, dia mundial em que se assinala a luta contra a Sida.

A investigação da Universidade Católica refere que para além de não conhecerem os riscos da SIDA, são muitos os portugueses que recusam fazer a despistagem da doença.

Metade dos inquiridos tem vergonha de fazer os testes de diagnóstico à Sida. Em 80 por cento dos entrevistados, a doença é associada ao medo, muitos preferem não ir ao médico por temerem ser confrontados com eventuais resultados positivos.

A Sida é considerada a segunda doença mais problemática, a seguir ao cancro, mas a maioria dos portugueses desconhece quais os principais comportamentos de risco.

Muitos associam as relações sexuais sem preservativo ao risco de contrair a doença, mas apenas 14 por cento referem as relações com vários parceiros, como um comportamento a evitar.

A esmagadora maioria, 93 por cento, considera ainda que os doentes com Sida continuam a ser discriminados. Alguns entendem mesmo, que os seropositivos são o grupo mais discriminado em Portugal.

Já na luta contra a doença, os entrevistados destacam o empenho das áreas ligadas à saúde, investigação e solidariedade social, em sentido contrário a atitude do Estado, dos líderes de opinião, da Igreja e dos empregadores é vista com desconfiança.

O estudo com 603 entrevistados do instituto da Ciências da Saúde, da Universidade Católica, mostra ainda que um em cada três portugueses conhece um doente seropositivo.

Nos últimos 25 anos e de acordo com casos notificados, o virús HIV/Sida já infectou mais de 33 mil portugueses.  in Sapo-TSF

Sida: Testes gratuitos para todos os utentes do SNS in Diario Digital

A ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciou hoje na Amadora que os testes da Sida (VIH1 e VIH2) vão passar a ser gratuitos para todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em Portugal realizam-se já cerca de um milhão de testes por ano.

Ana Jorge anunciou também o reforço da capacidade de diagnóstico precoce do vírus, particularmente junto dos grupos mais vulneráveis.

Para tal, revelou a ministra, vão ser disponibilizadas cinco unidades móveis - uma por cada administração regional de saúde -, que pretendem assegurar um acesso universal ao diagnóstico da infecção, além de proporcionarem informação e aconselhamento.

Ana Jorge fez estas revelações no Dia Mundial da Sida, durante uma sessão promovida pela Associação de Jovens Promotores da Amadora Saudável, que desenvolve há 10 anos o projecto «Viver com o VIH», actualmente financiado pelo programa ADIS/SIDA, do Ministério da Saúde.

Na sua intervenção, a ministra anunciou igualmente que os cheques-dentista do SNS, no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, vão alargar-se aos doentes infectados pelo VIH.

Outra medida revelada por Ana Jorge prende-se com o lançamento de centros de terapêutica combinada, abrangendo os diferentes programas para infectados com o vírus que, em simultâneo, são utilizadores de drogas em substituição opiácea.

O Ministério da Saúde perspectiva, por outro lado, que os bancos de leite a criar nos hospitais públicos assegurem o leite de forma gratuita às mães portadoras da infecção pelo VIH.

«O fornecimento contínuo da fórmula láctea deverá ser também assegurado gratuitamente, no mínimo por 12 meses, pelas farmácias hospitalares, através de prescrição médica», acrescentou Ana Jorge.

O pacote revelado pela titular da pasta da Saúde inclui a abertura de um concurso específico para projectos de investigação em infecção VIH/Sida, com um orçamento de um milhão de euros.

Desde 1983, a infecção atingiu já mais de 33 mil portugueses