O site de partilha de vídeos lançou, em parceria com o Pulitzer Center on Crisis Reporting, o concurso "Projecto: Reportagem". O objectivo é fomentar a criação de pequenas reportagens sobre assuntos que habitualmente não têm eco nos meios de comunicação tradicionais.
O projecto, que também conta com o patrocínio da Sony e da Intel, vai desenvolver-se em três fases, noticiou o "El País".
Na primeira o Pulitzer Center vai escolher os 10 melhores vídeos, na seguinte a comunidade do YouTube votará nos cinco finalistas, e, por fim, será eleito o vencedor, também com os votos dos utilizadores do site.
O vencedor receberá mais de 7000 euros para viajar para o estrangeiro, assim como a oportunidade de trabalhar com o Pulitzer Center numa reportagem de relevância internacional.
Os finalistas serão premiados com equipamento de edição de vídeo da Sony e verão os seus trabalhos exibidos na página principal do YouTube.
Os candidatos podem enviar os seus trabalhos sobre uma pessoa relevante da sua comunidade até 6 de Outubro, não podendo ultrapassar os três minutos de duração.
Os 10 semifinalistas eleitos pelo Pulitzer Center passarão à segunda fase, na qual deverão criar uma reportagem sobre uma notícia local com repercussões internacionais com um máximo de quatro minutos de duração.
Já na terceira e última fase, os cinco finalistas terão de apresentar um vídeo sobre um tema que diga respeito à sua comunidade mas tenha sido relegado para segundo plano.
Cada finalista receberá duas câmaras de vídeo adicionais, para que as pessoas retratadas na notícia possam contar a sua própria história, e terá de utilizar o material recolhido para montar um vídeo com uma duração máxima de cinco minutos.
Informação adicional:
YouTube Project: Report
Sem comentários:
Enviar um comentário