O novo relatório da Comissão Europeia relativo ao desenvolvimento da banda larga na Europa mostra que as diferenças entre os países da UE têm tendência a diminuir, mas devagarinho. O DSL continua a ser a tecnologia dominante e os novos operadores estão a ganhar mercado, aproximando-se dos 50%.
Em Julho deste ano existiam 107 milhões de linhas de banda larga fixas na UE, tendo sido instaladas mais 17 milhões de ligações do que no ano anterior, o que aponta para uma taxa de crescimento de 19,23%. Malta foi o país onde o crescimento foi mais rápido, enquanto Portugal e a Finlândia estiveram na lista dos mais lentos.
ao nível da taxa de penetração existe ainda uma diferença de mais de 27 porntos percentuais entre o país com mais utilização da banda larga (Holanda, com 37,4%) e o mais atrasado (Bulgária com 9,5%). Portugal está no grupo dos 10 últimos com 15,8%.
A Dinamarca e a Holanda continuam a liderar a tabela europeia, com uma taxa de penetração superior a 35%. Nove países da UE (Dinamarca, Países Baixos, Suécia, Finlândia, Reino Unido, Luxemburgo, Bélgica, França e Alemanha) ultrapassam os Estados Unidos, que registam uma taxa de penetração de 25%, segundo as estatísticas da OCDE de Junho de 2008.
Pela primeira vez este estudo inclui informação relativa à velocidade de acesso, apurando-se que dois terços das ligações se ficam pelos 2 Mbps, mas que na UE 62% dos utilizadores tem acesso a velocidades entre os 2 e 10 Mbps e apenas 12,8% a velocidades acima dos 10 Mbps. Apenas 1,4% dos assinantes europeus da Internet dispõem de ligações extremamente rápidas (até 100 Mbps ou mais), como as de fibra óptica.
Em Portugal é também a velocidade de 2 Mbps que domina.
A tecnologia DSL (Digital Subscribers Line) continua a ser a principal tecnologia de banda larga utilizada na UE, com quase 86 milhões de linhas instaladas, mas o crescimento de novas linhas está a diminuir de forma acentuada, recuando 10,9% face ao ano passado. Quem está a ganhar em termos de ligações fixas é o cabo, a fibra óptica até casa (FTTH) e as redes sem fios para o lacete local.
Banda Larga móvel mais tímida
Embora o relatório da CE afirme que a banda larga móvel está a descolar em alguns países, apontando a Dinamarca, Grécia, Alemanha, Itália, Eslovénia e Espanha como exemplos de Estados-membros com taxas de penetração acima dos 10%, a média Europeia fica ainda pelos 6,9%.
Em 1 de Julho de 2008, havia 34 milhões de assinantes de banda larga móvel na UE, um número que não inclui a França, Países Baixos e Reino Unido, que não forneceram informações.
Os números agora revelados pela Comissão Europeia, relativos ao final do primeiro semestre de 2008, colocam Portugal em pior posição do que os dados do terceiro trimestre da Anacom, o regulador nacional.
De acordo com a Anacom, no final do trimestre a taxa de penetração do acesso à Internet em banda larga situava-se nos 15,1 por cento para os acessos fixos e em 19,8 por cento nos móveis, correspondentes a 2,13 milhões de assinantes de Internet em banda larga móvel e cerca 1,64 milhões de clientes com acessos fixos à Internet, dos quais cerca de 1,6 milhões em banda larga. in Sapo Tecnologia
11.28.2008
Banda larga mais generalizada na Europa
11.19.2008
Eva Portfolio
Trabalho executado em Illustrator CS3e retoque em Photoshop CS3.
A imagem original é de autoria de Tiago Brás.
Após tratamento vectorial da imagem original foram adicionados elementos gráficos a fim de compor este resultado final.
Posteriormente utilizei o ficheiro do Illustrator para realizar um banner animado em Flash CS3, alusivo ao trabalho de Eva.Enviei os trabalhos para Eva , a fim de ela os integrar no seu dossier de formação.
Os trabalhos efectuados estão protegidos de copyright.
11.18.2008
EuRopa
Ilustração produzida em Illustrator CS3.
Composta de vários elementos gráficos e textuais.
Destina a integrar o meu portfolio como potencial ilustrador.
11.15.2008
Internet de regresso aos jardins de Lisboa
Os espaços verdes da cidade de Lisboa vão voltar a disponibilizar aos seus frequentadores Internet sem fios gratuita, numa iniciativa que a Câmara da cidade prevê implementar até ao final de 2009.
Com o novo projecto pretende-se criar um ponto de Internet sem fios em cada nova concessão em espaço verde.
Jardim Marcelino Mesquita, nas Amoreiras, Jardim Henrique Lopes de Mendonça, na Praça José Fontana, Jardim das Francesinhas, Jardim Constantino, Jardim Botto Machado e Parque do Vale do Silêncio estão entre os 19 espaços verdes existentes em Lisboa e a abranger pela iniciativa até ao final do próximo ano.O projecto prevê ainda que, de agora em diante, a oferta gratuita do serviço de Internet esteja ao encargo dos concessionários das esplanadas e quiosques, o que significa que a Câmara não terá qualquer custo com a iniciativa, refere o jornal Público na edição desta quinta-feira.
A nova aposta da autarquia surge cerca de um ano depois de ter terminado o projecto-piloto Jardins Digitais, lançado em Junho de 2006, quando Carmona Rodrigues era presidente da Câmara.
Segundo a assessora de imprensa do actual vereador dos Espaços Verdes, Catarina Oliveira, citada pelo jornal Público, os técnicos da Câmara concluíram que o projecto contemplava locais desadequados para utilizadores de Internet sem fios, nomeadamente por não disporem de cadeiras ou bancos que garantissem condições de conforto, o que motivou a suspensão do Jardins Digitais.
Onde pára a gripe?
Nascido de uma colaboração internacional pelas mãos do Instituto Gulbenkian de Ciência, o Gripenet é o maior repositório de conteúdos online em língua portuguesa sobre a gripe.
Acompanhando a actividade esperada da gripe, o Gripenet recolhe dados de Novembro a Maio e é com base nesses dados, recolhidos em questionários online, que é feita a monitorização da epidemia sazonal.
Contudo, o site de suporte ao projecto está activo durante todo o ano, de forma a fornecer informação sobre a doença e as temáticas com ela envolvidas.
Depois de se registarem no site, os participantes recebem semanalmente uma newsletter com curiosidades e notícias sobre a gripe e são convidados a preencher um pequeno questionário sobre os sintomas gripais (ou ausência deles) da semana anterior.
A recolha de dados tem por objectivo monitorizar, em tempo real, a evolução da epidemia.
11.14.2008
Cultura domina IV Encontro de Blogues
Dezenas de autores e especialistas de blogues reuniram-se hoje na Universidade Católica, em Lisboa, no IV Encontro de Blogues, este ano dominado pelos temas da cultura, negócio e segmentação da blogosfera.
O encontro abriu com uma conferência do professor da Universidade de Navarra, Espanha, José Luis Orihuela, autor do blogue «eCuaderno» e do livro «La Revolución de los Blogs».
Orihuela foi também conferencista convidado das três primeiras edições do Encontro Nacional sobre Weblogs, realizadas em Braga (2003), Covilhã (2005) e Porto (2006), por iniciativa das universidades do Minho, Beira Interior e Porto, respectivamente.
A actual segmentação da blogosfera e as ligações entre a cultura, os negócios e os blogues são os temas dos três painéis do encontro, que incluem um total de 17 comunicações.
Elisabete Barbosa, co-autora do livro «Weblogs - Diário de Bordo», Paulo Querido, co-autor do livro «Blogs», Rogério Santos, professor na Universidade Católica e autor do blogue «Indústrias Culturais», e Catarina Rodrigues, autora da tese de mestrado «Blogs e a Fragmentação do Espaço Público» são alguns dos intervenientes.
O encontro termina sábado com ateliers de ferramentas de Web 2.0 e do programa de edição de fotografia Microsoft Photoshop.
A realizar no próximo sábado, dia 15, a partir das 9:30, na Universidade Católica Portuguesa, o ateliê de Photoshop tem como objectivo apresentar as ferramentas de edição de imagem com o intuito de potenciar a comunicação visual em blogues.Ver informação aqui
Serão abordados conteúdos como formatos de arquivo, ferramentas de selecção e edição de gráficos e imagens, ajustes de cor, contraste, brilho, saturação, opacidade, manipulação de escala, cores e posicionamento, entre outros.
A metodologia utilizada será a de uma sessão tutorial de modo a haver umcontacto directo entre utilizador e interface do programa informático na construção de composições visuais.
O monitor é Mário Barros, especialista em Photoshop e docente universitário
I AM BECAUSE WE ARE
Madonna's Official Promo video of I AM BECAUSE WE ARE
This is a heart wrenching peek at Madonna's new film about the AIDS crisis in Malawi. Some footage may not be suitable for minors.
Visit the sites:
http://www.iambecauseweare.com and http://www.raisingmalawi.org/
http://www.kasheik.com
11.13.2008
Google disponibiliza viagem pela Roma Antiga
Um novo aplicativo do Google Earth permite uma viagem no tempo, ao ano de 320 d. C., pela Roma Antiga. Através desta ferramenta o utilizador pode visualizar 6.700 edifícios. O Tabularium e o Templo Vesta são alguns casos onde é possível visualizar detalhes interiores.
Além da visita visual, o Goolge Earth disponibiliza 250 textos com dados referentes à época. Esta viagem teve por base a arquitectura virtual da cidade antiga e foi concebida por universidades italianas e norte-americanas.
Michael T. Jones, chefe de tecnologia do Google, explicou que este tipo de aplicativos educacionais não visa a obtenção de lucro. “É uma experiência de uma Roma viva, vibrante, imperial. Não é arqueologia. É como viver em Roma”, continuou.
O Google Earth anmostra também mapas históricos datados do Século XV, Século XVI, Século XVII e Século XVIII. Alguns destes apenas se referem a continentes específicos.
Para ativar estes mapas, abra o Google Earth, procure nas Layers pela opção “Featured Content” e ative “Rumsey Historical Maps”. Agora escolha o mapa que quer ver no globo.
11.12.2008
Big Lake a film by Thomas Little
A super 8 film...
Choreographed and performed by Scott Heron.
Music composed and performed by Corey Dargel, who is on the same label as Simon Bookish {Use Your Teeth}
11.06.2008
Fátima Miranda - Diapasión
"Diz quem escuta este concerto, «Diapasión», que a sua imaginação viaja para África, o Japão, a Índia, o mar, uma floresta, um templo, um mercado ou para um estúdio de música electro-acústica. Porque não? Todos temos de alguma forma uma memória inconsciente das músicas e dos sons do passado e de sensações a elas associadas, um armazém de tudo o que conhecemos, mas do qual não estamos conscientes. Uma escuta subtil ajuda ao aparecimento de sensações mais ou menos escondidas.
Depois de muitos anos de investigação e estudo, Fátima Miranda desenvolveu um reportório totalmente pessoal e inovador. A sua utilização da voz ultrapassa os limites do possível. Na sua obra, a voz é explorada através de todas as possibilidades de expressão cantada e falada, utilizando técnicas orientais e ocidentais ou da sua própria invenção, algumas delas multifónicas e cobrindo um registo de quatro oitavas, sem para isso se socorrer de qualquer manipulação electrónica. O seu virtuosismo, no entanto, não a leva a fazer alarde de efeitos fáceis ou gratuitos.
«Diapasión» é um concerto-performance em que a música e a voz são acompanhadas por uma importantíssima e refinada componente gestual (por vezes coreográfica), teatral (em certas ocasiões cheia de humor) e poética. As obras incluídas neste espectáculo apoiam-se em efeitos visuais, figurinos e elementos cenográficos mínimos, que atingem a sua sofisticação máxima na projecção de um vídeo com quatro caras enormes (da própria Fátima encarnando quatro personagens diferentes), que cantam sincronizadas entre si e em interacção com a Fátima que canta e dança ao vivo." in Teatro Aveirense
Asaeteada - Pequento Trecho deste espectáculo
Orphan's Lament
Huun-Huur-Tu (Tuvan: xün xürtü) literally means "sun propeller." The vertical separation of light rays that often occurs just after sunrise or just before sunset. For the members of Huun-Huur-Tu, the refraction of light that produces these rays seems analogous to the "refraction" of sound that produces articulated harmonics in Tuvan throat-singing
"Os Huun-Huur-Tu são o mais importante grupo de "throat-singing" (canto gutural) de Tuva, uma república da Federação Russa situada entre a Mongólia e a Sibéria....
...Para além do canto gutural, os Huun-Huur-Tu tocam instrumentos tradicionais tuvanos. O canto gutural consiste na emissão de diferentes frequências de sons sobrepostas através do controle da boca, da laringe e da faringe, e de outros métodos de produção vocal. Mas a música de Tuva não é abstracta; é, em grande parte, inspirada nas raízes nómadas dos povos ancestrais de Tuva e na sua relação com a natureza. Huun-Huur-Tu poderia ser traduzido como "roseta solar", pois refere-se aos raios de bem definidos que se podem observar ao nascer e ao pôr- do- Sol.
A refracção desses raios solares é análoga à refracção do som produzida pela articulação harmónica do canto gutural tuvano.
Na Música ocidental houve um certo número de músicos que foram pioneiros a explorar os contornos da voz humana, neste patamar estão entre outros Meredith Monk, Leon Thomas, Diamanda Galas, Joan LaBarbara, e Bobby McFerrin que traçaram as suas carreiras musicais para além das palavras.
Tal como no Gospel os cantores de “Soul” que exploram a emoção humana, as vozes Tuvanas têm explorado a tradição milenar das potencialidade da voz em si mesma. Eles praticam o culto da sua tradição com eles próprios e com a natureza que os rodeia a qual imitam com a voz.
Os próprios Huun-Huur-Tu dizem que «é impossível passar muito tempo rodeado de cavalos e não ser contagiado pelo seu sentido de ritmo»."
11.05.2008
YMA SUMAC
Yma Sumac é uma notável contralto de origem peruana, cujo nome verdadeiro Zoila Augusta Emperatriz Chavarri del Castillo, nascida em 13 de setembro em Callao 1922.
Nos anos 50, ela era uma das artistas mais famosas da música exótica, e se tornou um sucesso internacional baseado nos méritos de seu enorme alcance vocal que ia acima de três oitavas, o que era comumente aclamado por alcançar 4 ½ oitavas.
Ela adaptou o nome Imma Sumac na América do Sul, antes de ir aos EUA. Tal nome foi baseado no nome de sua mãe, que derivava de Ima Shumaq, que significava "linda flor", e até mesmo "linda garota", como declarou em algumas de suas entrevistas.
A primeira aparição de Yma Sumac no rádio foi em 1942, sendo que neste mesmo ano, se casou com o maestro Moisés Vivanco. Yma gravou no mínimo 23 canções da música popular peruana na Argentina em 1943. Essas gravações foram muito bem recebidas pela Odeon(gravadora que gravou suas primeiras músicas) e teve a participação do grupo de Moisés Vivanco, Compañía Peruana de Arte, um grupo de 46 dançarinos, cantores e músicos de origem indígena. Em 1946, Yma e Vivanco se mudaram para a cidade de Nova York, onde atuaram como o Inca Taky Trio, onde Sumac cantava como soprano , sua prima Cholita Rivero como contralto e também como dançarina e Vivanco no violão.
Capacidade Vocal
Yma Sumac, foi uma das cantoras líricas mais bem notificadas e admiradas de todos os tempos. Possuia habilidades vocais incríveis. Com sua voz, era capaz de emitir notas agudíssimas que soavam como o canto dos pássaros e graves que iam abaixo da tessitura de um baixo. Possuia uma extensão vocal extraordinária de 5,2 oitavas, emitindo desde o Bb1 do piano até o C#7. Sua canção Chuncho- The Forest Creatures, é um excelente exemplo de quão grande era a sua extensão vocal, onde emitia desde o E2 ao C#7. Até então, a cantora mais conhecida por cantar C7 era Erna Sack que possuia 4,4 oitavas oitavas, emitindo desde o F2 ao C7. Com sua extensão, Yma pôde passar para si o título que até então pertencia a Erna Sack. Yma Sumac era classificada como contralto.
11.01.2008
Verdiem’s Edison
Product Overview
Verdiem’s Edison is a free energy-monitoring application for eco-conscious consumers. You can use it to more actively control your PC’s energy consumption — and subsequently your household’s carbon dioxide (CO2) emissions.
Feature Summary
Made for Microsoft Windows XP and Windows Vista PC users, Verdiem’s Edison enhances the operating systems’ existing power settings with increased overall energy savings and provides a consumer-friendly user interface that makes it easy to set up and manage. Endorsed by Microsoft and Climate Savers, Verdiem’s Edison enables consumers to measure, monitor, and manage their PC energy efficiency in an effort to reduce carbon emissions.
Features include:
- Scheduling. Identify work and non-work schedules to optimize power schemes based on when your PC is in use or on standby.
- Settings. Choose from among several options for power savings and settings.
- Estimated Savings Reports. Find information that shows how PC power settings correlate to money, kWh and CO2 savings.
- Intuitive User Interface. Drag easy-to-use sliding bars to choose settings and instantly see the power and monetary savings. Clearly marked tabs make the interface easy to navigate.
System Requirements
System requirements for Edison are Windows XP (Service Pack 2) or Windows Vista; 256 MB RAM; Microsoft Internet Explorer 5.01 or later; 7 MB free hard disk space. If .NET 2.0 is not already installed, 280 MB of additional disk space is required.