Huun-Huur-Tu (Tuvan: xün xürtü) literally means "sun propeller." The vertical separation of light rays that often occurs just after sunrise or just before sunset. For the members of Huun-Huur-Tu, the refraction of light that produces these rays seems analogous to the "refraction" of sound that produces articulated harmonics in Tuvan throat-singing
"Os Huun-Huur-Tu são o mais importante grupo de "throat-singing" (canto gutural) de Tuva, uma república da Federação Russa situada entre a Mongólia e a Sibéria....
...Para além do canto gutural, os Huun-Huur-Tu tocam instrumentos tradicionais tuvanos. O canto gutural consiste na emissão de diferentes frequências de sons sobrepostas através do controle da boca, da laringe e da faringe, e de outros métodos de produção vocal. Mas a música de Tuva não é abstracta; é, em grande parte, inspirada nas raízes nómadas dos povos ancestrais de Tuva e na sua relação com a natureza. Huun-Huur-Tu poderia ser traduzido como "roseta solar", pois refere-se aos raios de bem definidos que se podem observar ao nascer e ao pôr- do- Sol.
A refracção desses raios solares é análoga à refracção do som produzida pela articulação harmónica do canto gutural tuvano.
Na Música ocidental houve um certo número de músicos que foram pioneiros a explorar os contornos da voz humana, neste patamar estão entre outros Meredith Monk, Leon Thomas, Diamanda Galas, Joan LaBarbara, e Bobby McFerrin que traçaram as suas carreiras musicais para além das palavras.
Tal como no Gospel os cantores de “Soul” que exploram a emoção humana, as vozes Tuvanas têm explorado a tradição milenar das potencialidade da voz em si mesma. Eles praticam o culto da sua tradição com eles próprios e com a natureza que os rodeia a qual imitam com a voz.
Os próprios Huun-Huur-Tu dizem que «é impossível passar muito tempo rodeado de cavalos e não ser contagiado pelo seu sentido de ritmo»."
Sem comentários:
Enviar um comentário