Para livros digitais ou para navegar na net e ver vídeos e fotografias, os equipamentos têm utilizações diferentes.
A moda dos ‘tablet' e ‘e-reader' veio para ficar e os fabricantes lançaram, ou estão a preparar o lançamento dos seus aparelhos para ler livros electrónicos, acrescentando já novas funções.
A Amazon foi pioneira neste produto, com o lançamento do Kindle, mas a "guerra" tornou-se mais acesa quando a Apple apresentou o iPad e direccionou os holofotes para os equipamentos ‘tablet', de tela sensível ao toque e de grandes dimensões, para ler livros ou jornais.
Perante os rumores que já alguns meses circulavam no mercado, a Amazon antecipou-se ao lançamento da Apple e mostrou o novo Kindle DX, um ‘e-reader' de grandes dimensões. A Amazon estará também a preparar uma versão ‘touch' do seu equipamento. E os outros fabricantes começaram a anunciar lançamentos dos ‘tablet' das suas marcas (ver caixas)... Perante tanta oferta, o ‘site' especializado "Electronista" avançou com um comparativo entre o Kindle e o iPad.
Os dois equipamentos, embora semelhantes, acabam por ter conceitos diferentes. A versão actual do Kindle é exclusivamente para ler livros electrónicos enquanto o iPad tem funções mais gerais, como ver vídeos, fotografias, aceder à internet, ver o ‘email', ter jogos e correr determinados programas. Além disso, o ecrã de 9,7 polegadas é a cores, tornando-o mais apelativo, enquanto o Kindle mantém o preto e branco. Contudo o número de livros disponíveis para o Kindle é muito maior que o disponibilizado para a Apple, embora a maioria seja em inglês.
Já o sistema operativo é o mesmo do iPhone. E o acesso à internet da Apple é feito via ‘wi-fi' e também 3G, enquanto que no caso do Kindle é usada apenas a tecnologia 3G.
O "Electronista" defende que a maior esperança para o Kindle é o preço: o equipamento da Amazon Kindle 2 custa 299 dólares (cerca de 220 euros) e se quiser comprar o iPad, quando este chegar ao mercado, terá de desembolsar aproximadamente o dobro. A versão de 16GB custará 499 dólares, com wi-fi, e 629 dólares com wi-fi e 3G. A versão de 32GB vai custar 599 dólares com wi-fi e 729 dólares com'wi-fi' e 3G. Já no iPad com 64GB o preço sobe para 699 dólares com ‘wi-fi' e 829 dólares com ‘wi-fi' e 3G. Ainda não há preços fixos para Portugal mas o equipamento custará entre 340 e 590 euros. O Kindle DX, versão mais desenvolvida do ‘e-reader' da Amazon, custa 340 euros.
Contudo, há rumores de que a Apple poderá baixar o preço do produto, após a morna recepção pelo mercado e pelos especialistas em tecnologia, o que pode levar a que os compradores esperem de facto pela baixa do preço antes de comprar ao preço de novidade. O Kindle DX é apenas dez dólares mais barato que a versão mais básica do iPad mas este nem tem equipamento 3G. No caso da Amazon, a tecnologia é gratuita. Além disso o mercado também espera uma baixa de preço do Kindle.
No que toca a autonomia o Kindle fica a ganhar: o equipamento da Amazon tem bateria para vários dias enquanto o iPad só para 10 horas. Apesar das diferenças, a Amazon parece não querer perder a guerra e comprou já uma empresa especialista em telas ‘touch'. O Kindle vai ainda passar a permitir aplicações. Neste campo a Apple deverá adaptar algumas aplicações do iPhone para o seu ‘tablet'.
iPad ou Kindle? Saiba qual o mais indicado para si | Económico
Sem comentários:
Enviar um comentário