9.20.2008

GPS ajuda a monitorizar lobo Ibérico

 

GPS ajuda a monitorizar lobo Ibérico

Uma alcateia no Soajo está a ser controlada pela primeira vez com sistema de telemetria. O colar de GPS foi implantado num jovem lobo fojo e poderá ser um instrumento vital para localizar as suas zonas de caça, permitindo uma melhor convivência entre o lobo e o homem.

Investigadores portugueses implantaram um colar GPS num jovem lobo fojo, que pertence a uma alcateia existente no Soajo composta por oito elementos.
O recurso à telemetria GPS é uma novidade do Projecto de Investigação e Conservação do Lobo no Noroeste de Portugal, financiado pela empresa de energias renováveis Vento Minho.
Com a monitorização deste lobo, os investigadores esperam vir conhecer todos os seus passos na Serra do Soajo.
O GPS permite localizar a posição do animal de duas em duas horas, enviando uma mensagem quando totaliza sete localizações. Os dados são depois convertidos através de um programa especial que projecta as localizações num mapa, no computador, salienta a Lusa.
Com este sistema é possível ficar a saber quais os locais predominantes de caça do lobo. Este facto é importante para apurar se um determinado animal foi mesmo morto por lobos, o que é fundamental para efeitos do pagamento de indemnizações.

ciberia .:. GPS ajuda a monitorizar lobo Ibérico

Sem comentários: